quarta-feira, 14 de março de 2012

Adultério

CONSELHOS SÁBIOS PARA A VIDA EM PROVÉRBIOS

1. NÃO SE ENVOLVA, EM HIPÓTESE ALGUMA, COM A MULHER ADÚLTERA.
ADULTÉRIO AURÉLIO: infidelidade conjugal
FORNICAÇÃO: pecado de luxúria (lascívia, sensualidade)
O que é uma mulher adúltera? Aquela que sem envolve com um homem casado ou que é casada e se envolve com um homem solteiro. Ou ainda casado com casada. SOLTEIRO NÃO ADULTERA COM SOLTEIRO, PRATICA FORNICAÇÃO..
POR QUE NÃO ADULTERAR?

a. ADULTERAR É BRINCAR COM A MORTE: Pv 2: 18 pois a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas para as sombras. 19 Nenhum dos que se dirigirem a ela, tornara a sair, nem retomará as veredas da vida.
Pv 6: 34 porque o ciúme enfurece ao marido, que de maneira nenhuma poupará no dia da vingança. 35 Não aceitará resgate algum, nem se aplacará, ainda que multipliques os presentes.
7:. 22 Ele a segue logo, como boi que vai ao matadouro, e como o louco ao castigo das prisões; 23 até que uma flecha lhe atravesse o fígado, como a ave que se apressa para o laço, sem saber que está armado contra a sua vida. 24 Agora, pois, filhos, ouvi-me, e estai atentos às palavras da minha boca. 25 Não se desvie para os seus caminhos o teu coração, e não andes perdido nas suas veredas. 26 Porque ela a muitos tem feito cair feridos; e são muitíssimos os que por ela foram mortos. 27 Caminho de Seol é a sua casa, o qual desce às câmaras da morte.

b. VOCÊ PERDE DINHEIRO: Pv 5:. 7 Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos, e não vos desvieis das palavras da minha boca. 8 Afasta para longe dela o teu caminho, e não te aproximes da porta da sua casa; 9 para que não dês a outros a tua honra, nem os teus anos a cruéis; 10 para que não se fartem os estranhos dos teus bens, e não entrem os teus trabalhos na casa do estrangeiro.
29: 3 O que ama a sabedoria alegra a seu pai; mas o companheiro de prostitutas desperdiça a sua riqueza .

c. QUANDO VOCÊ VOLTAR A SI E SE ARREPENDER SERÁ TARDE: Pv 5:. 11 e gemas no teu fim, quando se consumirem a tua carne e o teu corpo, 12 e digas: Como detestei a disciplina! e desprezou o meu coração a repreensão! 13 e não escutei a voz dos que me ensinavam, nem aos que me instruíam inclinei o meu ouvido! 14 Quase cheguei à ruína completa, no meio da congregação e da assembléia.

d. VOCÊ FICARÁ TÃO ENDURECIDO QUE NÃO ENXERGARÁ SUA RUÍNA, NEM ACEITARÁ CONSELHOS: Pv 5: e digas: Como detestei a disciplina! e desprezou o meu coração a repreensão! 13 e não escutei a voz dos que me ensinavam, nem aos que me instruíam inclinei o meu ouvido!

e. VOCÊ FICARÁ FORA DE SÍ, E FARÁ COISAS QUE NORMALMENTE NÃO FARIA: 5:22 Quanto ao ímpio, as suas próprias iniqüidades o prenderão, e pelas cordas do seu pecado será detido. 23 Ele morre pela falta de disciplina; e pelo excesso da sua loucura anda errado.

f. ESTARÁ DESTRUINDO A SI PRÓPRIO: Pv 6: 27 Pode alguém tomar fogo no seu seio, sem que os seus vestidos se queimem? 28 Ou andará sobre as brasas sem que se queimem os seus pés? 29 Assim será o que entrar à mulher do seu próximo; não ficará inocente quem a tocar. 32 O que adultera com uma mulher é falto de entendimento; destrói-se a si mesmo, quem assim procede. 33 Receberá feridas e ignomínia, e o seu opróbrio nunca se apagará;

CARACTERÍSTICAS DA MULHER ADÚLTERA

A. ELA É MÁ : Pv 6:24 para te guardarem da mulher má.
Ela não se importa com voe ou com sua família. Ela “quer ser feliz”, mesmo que para isso tenha que destruir o seu lar. Ela vai lhe ligar no trabalho, passará trotes para sua esposa, lhe ameaçar ou o que for preciso para alcançar seu objetivo.

B. DESCARADA: 7: 13 Pegou dele, pois, e o beijou; e com semblante impudico lhe disse: 14 Sacrifícios pacíficos tenho comigo; hoje paguei os meus votos. 15 Por isso saí ao teu encontro a buscar-te diligentemente, e te achei. 16 Já cobri a minha cama de cobertas, de colchas de linho do Egito. 17 Já perfumei o meu leito com mirra, aloés e cinamomo. 18 Vem, saciemo-nos de amores até pela manhã; alegremo-nos com amores.

C. MUITAS VEZES É SEPARADA: Pv 2: 17 a qual abandona o companheiro da sua mocidade e se esquece do concerto do seu Deus;

D. VESTE-SE INDECENTEMENTE: 7: 10 e eis que uma mulher lhe saiu ao encontro, ornada à moda das prostitutas.

E. GOSTA DE CHAMAR A ATENÇÃO: 7: 11 Ela é turbulenta e obstinada (não desiste enquanto não alcança o objetivo)

F. ASTUTA: 10 e eis que uma mulher lhe saiu ao encontro, ornada à moda das prostitutas, e astuta de coração.

G. SE FAZ DE VÍTIMA: 30: 20 Tal é o caminho da mulher adúltera: ela come, e limpa a sua boca, e diz: não pratiquei iniqüidade.

MODUS OPERANDI DA MULHER ADÚLTERA

a. É SEDUTORA: 25: ... nem te deixes prender pelos seus olhares.

b. FALA SUAVEMENTE: a principal arma dela é a palavra.

Pv 5: 3 Porque os lábios da mulher licenciosa destilam mel, e a sua boca e mais macia do que o azeite; 4 mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. Pv 6: 24 ...e das lisonjas da língua da adúltera Pv 2: 16 e para te livrar da mulher estranha, da estrangeira que lisonjeia com suas palavras; 7: 5 para te guardarem da mulher alheia, da adúltera, que lisonjeia com as suas palavras 21 Ela o faz ceder com a multidão das suas palavras sedutoras, com as lisonjas dos seus lábios o arrasta.

c. ESTÁ SEMPRE ATRÁS DE UMA POSSÍVEL VÍTIMA: 26 Porque o preço da prostituta é apenas um bocado de pão, mas a adúltera anda à caça da própria vida do homem. Não se contenta com um pouco de dinheiro, ela quer sempre mais.
7: 11 Ela é turbulenta e obstinada; não param em casa os seus pés; 12 ora está ela pelas ruas, ora pelas praças, espreitando por todos os cantos.
Num ambiente, ela está olhando à caça de uma possível presa.

d. CALCULA TODOS OS RISCOS:: 7: 19 Porque meu marido não está em casa; foi fazer uma jornada ao longe; 20 um saquitel de dinheiro levou na mão; só lá para o dia da lua cheia voltará para casa.

e. AGE NA SURDINA COMO LADRÃO: 23:27 Porque cova profunda é a prostituta; e poço estreito é a aventureira. 28 Também ela, como o salteador, se põe a espreitar; e multiplica entre os homens os prevaricadores.
Age como amiga da mulher casada e, por trás, seduz seu marido, furtivamente como um ladrão que age nas trevas.

f. NÃO MEDE CONSEQUÊNCIAS: Pv 5: 5 Os seus pés descem à morte; os seus passos seguem no caminho do Seol. 6 Ela não pondera a vereda da vida; incertos são os seus caminhos, e ela o ignora.
Cuidado, mulheres! Não queiram intimidade com ela, pois não pensará duas vezes antes de tentar seduzir seu marido.

Uma adolescente alegre e brincalhona não é uma adúltera, mas uma namoradeira é uma grande candidata a vir a ser. Uma mulher que casa virgem tem mais chance de vir a ser fiel ao marido do que uma que teve muitos amantes. Isso vale também para o homem. NÃO QUEIRAM SE CASAR COM PESSOAS ASSIM!

CONSELHO: Pv 5:. 15 Bebe a água da tua própria cisterna, e das correntes do teu poço. 16 Derramar-se-iam as tuas fontes para fora, e pelas ruas os ribeiros de águas? 17 Sejam para ti só, e não para os estranhos juntamente contigo. 18 Seja bendito o teu manancial; e regozija-te na mulher da tua mocidade. 19 Como corça amorosa, e graciosa cabra montesa saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê encantado perpetuamente. 20 E por que, filho meu, andarias atraído pela mulher licenciosa, e abraçarias o seio da adúltera? 21 Porque os caminhos do homem estão diante dos olhos do Senhor, o qual observa todas as suas veredas.